Resenha A Era Da Manipula O
É possível viver sem ser manipulado?!
A Era da Manipulação
A Era da Manipulação, de Wilson Bryan Key, é um trabalho precioso que ele vem desenvolvendo, desde a década de 70, em academia universitária norte-americana. A partir de então, procura alertar os consumidores para a existência de propagandas subliminares que manipulam o inconsciente pessoal e coletivo de uma sociedade. Já nas primeiras páginas, o leitor pode constatar que não será o mesmo, após a leitura completa da obra.
Key organiza sua obra em duas partes. Intitula-as: “Tecnologia da mídia subliminar: subjugando mentes em busca de poder e lucro” e “Linguagem e cultura: as ferramentas da doutrinação”, respectivamente. Mescla as duas, com ilustrações comentadas, de propagandas veiculadas na mídia impressa e eletrônica.
Na primeira parte, traz à tona o abuso que a pessoa humana sofre manipulados por seus semelhantes através das propagandas subliminares que evocam tabus escondidos em cada cérebro humano. Idéias referentes a sexo e à vida-morte são trabalhados criativamente por publicitários, os quais promovem grandes fortunas, aos empresários, pelos enxertos de palavras, luz-sombra, desenhos, silhuetas, sons e gestos. Até alguns papéis são enxertados com palavras ou símbolos subliminares.
Também, o jornalismo trabalha subliminalmente visando interesses comerciais e corporativos. Fazendo o leitor constatar esse tipo de atividade, faz comparação desse tipo de propaganda e suas conseqüências com a descoberta de armas nucleares. Deslanchando os efeitos, apresenta dados científicos que envolvem a memória e a percepção das coisas.
Daí, essa publicidade ser considerada altamente manipuladora. Ela afeta as funções fisiológicas, modifica comportamentos verbais e ideológicos e causa doenças psicossomáticas. Dentro do cérebro, efetua-se um processo de defesas perceptivas de informações no inconsciente através da repressão, isolamento, quantificação,