Exerc Cios 2
1) Pronunciamento Conceitual Básico (CPC #0 (R1)/ Framework IASB) – Deliberação CVM nº. 675/11, de 13/12/20111. (Dispõe sobre a Estrutura Conceitual para Elaboração e Divulgação de Relatório Contábil-Financeiro).
1.1) Qual o objetivo do relatório contábil-financeiro e a quais usuários se destina?
O objetivo do relatório contábil-financeiro de propósito geral é fornecer informações contábil-financeiras acerca da entidade que reporta essa informação (reporting entity) que sejam úteis a investidores existentes e em potencial, a credores por empréstimos e a outros credores, quando da tomada decisão ligada ao fornecimento de recursos para a entidade. Essas decisões envolvem comprar, vender ou manter participações em instrumentos patrimoniais e em instrumentos de dívida, e a oferecer ou disponibilizar empréstimos ou outras formas de crédito.
1.2) Quais as características fundamentais e de melhoria da informação contábil-financeira útil? Após indicá-las, escolha uma e explique sinteticamente.
Características qualitativas fundamentais: Relevância, Materialidade, Representação fidedigna.
Características qualitativas de melhoria: Comparabilidade, Verificabilidade, Tempestividade e Compreensibilidade.
2) Apresentação das Demonstrações Contábeis (CPC 26 (R1) / IAS1) - Deliberação CVM nº. 676/11, de 13/12/2011. (Aprova o Pronunciamento Técnico CPC 26(R1) do Comitê de Pronunciamentos Contábeis, que trata da Apresentação das Demonstrações Contábeis).
2.1) Quais as finalidades das Demonstrações Contábeis?
(a) decidir quando comprar, manter ou vender instrumentos patrimoniais; (b) avaliar a administração da entidade quanto à responsabilidade que lhe tenha sido conferida e quanto à qualidade de seu desempenho e de sua prestação de contas; (c) avaliar a capacidade de a entidade pagar seus empregados e proporcionar-lhes outros benefícios; (d) avaliar a segurança quanto à recuperação dos recursos