RESENHA ESTIGMA NOTAS SOBRE A MANIPULA O DA IDENTIDADE DETERIORADA
1123 palavras
5 páginas
Suzane Mayer Varela da SilvaTurma 2
Carla Mattos
Disciplina 1 – Diversidade, diferença e desigualdade
Erving Goffman nasceu no Canadá, em 1922, e estudou nas universidades de Toronto e de Chicago. Seus estudos dentro da teoria social envolviam a preocupação em analisar as interações sociais a partir do conceito de dinâmica social, o que culminou com sua pesquisa sobre interação simbólica que está presente no livro ESTIGMA - NOTAS SOBRE A MANIPULAÇÃO DA IDENTIDADE DETERIORADA, que foi lançado em 1963. Goffman observava que o desempenho dos papéis sociais dependia do modo como cada indivíduo concebia sua imagem e como pretendia mantê-la e apresentá-la ao mundo exterior. Seus trabalhos são conhecidos mundialmente, nas várias disciplinas que integram as ciências sociais, principalmente na sociologia e na antropologia.
É imprescindível a essa resenha ter em mente a visão de mundo de Goffman. Em primeiro lugar, precisamos entender sua mentalidade, embora ainda hoje o considerem muito à frente do seu tempo, Erving Goffman é um homem do início do século XX, canadense, que é fruto de uma nação colonizada por ingleses e franceses, muito diferente da colonização que ocorreu na América Latina. Assim, as construções sociais e os exemplos que Goffman aborda, não tocam em todas as particularidades de nossos estigmatizados, cá do Brasil. Observaremos também, dentro de seu texto, resquícios de termos que consideramos preconceituosos.
O autor Erving Goffman tem por objetivo nesse livro tratar dos contatos mistos, que são os contatos que ocorrem entre normais e estigmatizados, e que acontecem constantemente num espaço social e de formas diversas. Estigmatizados, para o autor, seriam as pessoas com atributos distintos das pessoas consideradas normais pela sociedade.
Assim, Goffman inicia o livro definindo o termo estigma, que foi criado pelos gregos, na antiguidade, para designar sinais corporais que deixavam em evidência algo considerado anormal sobre o status moral do