APRENDIZAGEM E TREINAMENTO
INTRODUÇÃO
O voleibol é um dos esportes que mais cresceu nos últimos anos. A preparação de equipes necessita de um planejamento e ser específica em nível: técnico, físico, tático, psicológico, principalmente quando estamos trabalhando com pessoas de diferentes faixas etárias. O voleibol proporciona a prática da modalidade desde criança até adultos. Para que isso ocorra é fundamental que pesquisas sejam realizadas visando adequar o processo de: aprendizagem, aperfeiçoamento e treinamento das habilidades motoras, fundamentos do esporte e da parte física exigida na modalidade.
Historicamente observamos a modificação das regras do jogo. Isso fez com que esse esporte que antes era recreativo virasse altamente competitivo e, assim, exigindo uma modernização dos métodos que preparam os atletas. Portanto, a partir destas modificações, as exigências físicas e técnicas dos jogadores também modificaram o que, com certeza, deve alterar o planejamento e a sistematização do processo de aprendizagem e treinamento de equipes.
Um aspecto importante a ser considerado é que os métodos de treinamento não podem ser transportados do esporte de alto nível e aplicados para todas as categorias, visto que envolvem especificidades para as diferentes faixas etárias.
O atleta deve ter consciência do treinamento, e se interessar e compreender os conteúdos aplicados. Este conhecimento deve ser acessível ao intelecto de cada atleta, podendo ser útil na aprendizagem e no aperfeiçoamento de técnicas.
A realidade do atleta é totalmente importante para o planejamento do treinamento, onde a não especificidade acarretará o desgaste e o desempenho abaixo do nível esperado. Para isso, o conhecimento aplicado no treinamento deverá ser adequado, para que além da aplicação correta das cargas, haja melhoria da qualidade de vida.
DESENVOLVIMENTO
O voleibol é jogado com seis jogadores, sendo possível realizar 3 toques na bola para passar para o outro lado da rede, tentando