Resenha filme NO
O filme ‘’NO’’ fala sobre uma campanha de marketing feita em 1988 no Chile, para combater a ditadura do Governo de Pinochet, que durante 15 anos oprimia as pessoas sobre seus direitos.
O publicitário René Saavedra tenta fazer uma propaganda com toda a linguagem publicitária, porem uma campanha com conceito político, onde o mesmo usa e abusa do poder da teoria hipodérmica, na qual funciona como uma manipulação em massa. Uma vez atingida pela campanha à pessoa pode ser controlada, manipulada e levada a agir.
Na campanha o Saavedra utilizou a alegria como sua “Bala Mágica’’, onde o texto dizia ‘Porque sem a ditadura a alegria vai chegar, vamos dizer não’, com isso a mensagem é lançada pela mídia e espalhada entre todos os receptores, no qual muitos já eram a favor de dizer “Não” a ditadura, e os outros acabaram influenciados por essa que nós chamamos teoria Hipodérmica, onde a campanha entra na sua pele e na sua cabeça e te manipula. Neste caso creio que foi uma boa manipulação, pois foi para o bem do Chile.
Os meios de comunicação daquela época eram muito poderosos e, portanto eram considerados prejudiciais para população. Os meios se encarregavam de manipular as massas e alcançar o efeito desejado. Todo aquele que tivesse poder, poderia moldar diretamente a opinião pública. O elemento crucial está representado pelo estímulo, já que ele compreende os objetos e as condições externas ao sujeito, que produzem uma resposta. "Cada indivíduo é um átomo isolado que reage isoladamente às ordens e às sugestões dos meios de comunicação de massa". (Wright Mills)
Com toda essa campanha e esse poder o partido do “NO’’ acaba ganhando as eleições. O Diretor Saavedra julgado muitas vezes pelos seus companheiros provou que consegue-se manipular o ser humano com um bom roteiro, um bom vídeo e muita dedicação.
* Teoria Hipodérmica é um modelo de teoria da comunicação, também conhecido como Teoria da Bala Mágica e está