Resenha Você está Louco!
Disciplina: Teorias da Administração
Você está Louco!
Uma vida administrada de outra forma
Ricardo Semler
Em seu livro, Ricardo Semler não é à favor da burocracia, e nem quer ao seu lado pessoas estagnadas no tempo, é totalmente do lado das mudanças e inovações. Porém é cauteloso, e sempre utiliza a pergunta dos três porquês, para analisar o grau de verdade das coisas, e o quanto pode-se manipular as pessoas com respostas simples e prontas.
Apesar de todo o seu sucesso, quando menor teve uma adolescência como as outras crianças de sua idade, curtia muito rock and roll, e fez muitas loucuras, das quais não se arrepende, muitas das vezes conquistou o que mais queria com seu suor, em casos que seus pais não lhe davam o que queria, juntamente com amigos, fazia algumas coisas, não tão certas, mas que no fim o objetivo maior era alcançado.
Quando mais velho, Ricardo não queria se tornar dono do negocio de seu pai somente aos seus 40 anos, ou seja, quando seu pai falecesse e sucessivamente sua mãe. Partindo do pressuposto de que necessitava de independência, e de algo que fosse dele, aos 22 anos tomou a iniciativa de comprar uma empresa, porém o mesmo não tinha dinheiro para tanto, o que o levou a possibilidade de comprar uma empresa falida e tentar dar a volta pro cima. Seu pai ao ver a encrenca que o filho estava se metendo, em contrapartida passou 51% da Semco para o seu nome, e assim ele poderia administrá-la da maneira que achasse melhor.
Com o passar dos anos, e com tantas reformulações e mudanças que Ricardo, juntamente com seu amigo Gabriele, fizeram na Semco, ele chegou em uma fase, que fez com que ele tivesse problemas de saúde, engordou e teve vestígios de gastrite, tudo em detrimento do stress causado por tanto trabalho. Por fim, convenceu-se de fazer exames, e com a ajuda de um médico, viu que trabalho não era tudo, e voltou a dar prioridade a sua vida particular, ao lazer e a família, o que fez