Desmatamento no Brasil
A atividade humana, vem contribuindo também com esse processo, não só com o lançamento de gases tóxicos no ar, toxinas que são jogadas no mar, e a grande quantidade de lixo exposto a céu aberto, mas também o homem agride a nossa devasta biodiversidade capturando e matando animais silvestres e aquáticos, e destruindo florestas, que são essenciais para nossa sobrevivência.
Para dar lugar a estradas, a novas cidades, industrias, plantações, pastagens e até para o fornecimento de madeira, inúmeras florestas são derrubadas a cada instante, e o que resta dessas, é destruído pelas grandes queimadas que acabam com o capim e a cobertura florestal que é importante para o ecossistema da floresta porque abriga e protege as populações vegetais, animais e de insetos.
Com base em um estudo feito pela Embrapa, sobre a evolução das floretas mundiais, “dos 64 milhões de km² de florestas existentes no planeta, restam menos de 15,5 milhões, ou cerca de 24%. Isso quer dizer que 76% das florestas primárias já desapareceram”.
Já focando mais para o nosso país, na floresta amazônica que é a maior reserva de biodiversidade do mundo e o maior bioma do Brasil, a destruição da mesma vem trazendo como principal causa é a extração de madeira, na maior parte ilegal. Devido à dificuldade de fiscalização na maior parte da região, alguns moradores se veem forçados a contribuir com a venda de madeira ilegal por não terem nenhum outro meio de renda.
Portanto, se ninguém começar a agir daqui alguns anos não existira mais