Desmatamento no brasil
Há várias causas para o desmatamento do Brasil na atualidade. Grilagem de terra, exploração ilegal de madeira, urbanização não planejada, mineração etc. Enfim, são todos fatores comuns a outras regiões do mundo vítimas de desmatamento. A real diminuição da devastação depende, segundo os especialistas, de uma grande conjução de fatores como fiscalização efetiva, diminuição da corrupção, aplicação de formas sustentáveis de exploração econômica da região, urbanização planejada, engajamento das populações tradicionais ao combate do desmatamento etc. Enfim, nenhuma solução única, nem milagrosa. Bom, se você quiser ter mais alguns detalhes sobre o assunto, leia a página sobre degradação da floresta do artigo Como funciona a Amazônia.
Efeitos do desmatamento
Os cientistas vêm encontrando mais e mais conexões entre o desmatamento e o aquecimento global. As emissões de carbono criadas por quatro anos de desmatamento equivalem às emissões de todos os vôos de aviões ao longo da História, até o ano 2025 [fonte: New York Times]. Vamos aplicar lógica simples: árvores absorvem dióxido de carbono. Assim, menos árvores querem dizer mais dióxido de carbono no ar. Mais dióxido de carbono quer dizer efeito-estufa mais intenso, o que resulta em aquecimento global. (Você pode ler mais sobre o efeito-estufa em O que é o efeito-estufa? e sobre o ciclo do carbono, clicando aqui.)
Outra preocupação quanto ao desmatamento é a redução da biodiversidade. As florestas tropicais, supostamente as maiores vítimas de desmatamento, cobrem apenas 7% da superfície do planeta Terra. No entanto, dentro dessa área vivem mais de metade das espécies de plantas e animais da Terra. Algumas dessas espécies só vivem em áreas pequenas e específicas, o que as torna especialmente vulneráveis à extinção. À medida que a paisagem se altera, algumas plantas e animais se tornam simplesmente incapazes de sobreviver. Espécies que variam de pequenas flores a grandes orangotangos estão sob ameaça ou se