Coulomb
………………Nesses casos as cargas são classificadas como puntiformes, já que possuem dimensões desprezíveis, e levam os nomes Q1 e Q2. Tendo como base as conclusões acima Coulomb criou uma fórmula através da qual é possível calcular a intensidade da força entre duas cargas. A fórmula é:
.
.
………………Conhecendo a equação acima fica fácil encontrar a forma, as cargas e até mesmo a distância entre duas cargas eletrizadas. Confira o exercício resolvido que nós separamos:
Exemplo: Duas partículas eletrizadas estão a uma distância de 3 . 10 -³ m uma da outra sendo que suas cargas são idênticas e iguais a 2nC. Determine a intensidade da força elétrica entre elas sabendo que o meio é o vácuo.
.
.
Resposta: Lendo o exercício percebemos que apenas um valor precisa ser convertido: o das cargas. Através da Tabela de Submúltiplos de Coulomb percebemos que 2nC corresponde a 2 . 10^-9 C. Feita a conversão é só montar a fórmula e resolver. Confira:
.
.
………………Muito simples, não?! Para facilitar a vida de quem ainda não entendeu nós separamos um video super explicativo elaborado pelo professor de física Fábio Ferreira.