Trabalho sobre parasitoses
Exercícios de Parasitologia
Parasitoses Intestinais e Teciduais
Acadêmica: Rosane Dal Zotto
1-Citar as maneiras de transmissão de parasitoses intestinais por helmintos.
Considerar, sem a necessidade de especificar cada uma: Ascaridíase, Trucuríase, Enterobiose, Ancilostomose, EstrongiloidÍase, Teníase, Hymenolepíase:
Ascaridíase: Ingestão dos ovos do parasita, procedentes do solo, água ou alimentos contaminados com fezes humanas.
Trucuríase: os ovos de Trichuris trichiura eliminados com as fezes do hospedeiro infectado contaminam o ambiente, em locais sem saneamento básico. Como os ovos são resistentes, podem ser disseminados pela água e pelo vento e contaminar alimentos sólidos ou líquidos, sendo então ingeridos pelo hospedeiro.
Enterobiose: Heteroinfecção: ocorre quando ovos presentes na poeira ou alimentos atingem um novo hospedeiro. Autoinfecção indireta: os ovos presentes na poeira ou alimentos atingem o mesmo hospedeiro que os que os eliminou. Autoinfecção direta: acontece do ânus para cavidade oral, por meio dos dedos, principalmente nas crianças, doentes mentais e adultos com precários hábitos de higiene. Esse é o principal mecanismo de transmissão desta verminose. Autoinfecção interna: processo no qual as larvas eclodem ainda dentro do reto e depois migram para o ceco transformando-se em vermes adultos. Retroinfecção: migração das larvas da região anal pra regiões superiores do intestino grosso, chegando até o ceco onde se tornam adultas.
Ancilostomose: Os ovos contidos nas fezes são depositados no solo, onde se tornam embrionados. Em condições favoráveis de umidade e temperatura, as larvas se desenvolvem até chegar ao 3º estágio, tornando-se infectantes em um prazo de 7 a 10 dias. A infecção nos homens ocorre quando essas larvas infectantes penetram na pele, geralmente pelos pés, causando dermatite característica. As larvas dos ancilóstomos, após penetrarem