Resenha sobre o livro a arte da guerra
O livro A arte da guerra foi escrito por Sun Tzu, nesta brilhante obra Sun Tzu ensina várias táticas e planejamentos que devem ser utilizados para se vencer uma batalha, técnicas estas que podem fazer um exército de qualquer numero de soldados vencer um exército em outra quantidade, desde que seus ensinamentos sejam aplicados corretamente, para um equilíbrio mesmo que a situação só traga desigualdade. Em suma, Sun Tzu prova que a inteligência vence a força, dentre seus princípios Tzu diz que a grande arte da guerra implica em analisar a situação com base em cinco fatores: Caminho, Clima, Terra, Líder, e Métodos, e para prever o resultado de uma guerra é necessário comparar os dois lados e avaliar suas forças, utilizando fatores que ele mesmo apresenta na constituição do livro. Sun Tzu disse:
“Para conseguir que a força de seu exército seja semelhante a de uma pedra de moinho chocando-se contra um ovo, utilize a ciência dos pontos fracos e pontos fortes”
“ Na arte da guerra a melhor opção é tomar o país inimigo intacto, esmagar um país é apenas a segunda melhor opção”. Sun Tzu prega que para ter uma boa batalha a seu favor tu tens que conhwecer a ti mesmo e ao oponente. Ele explicita notavelmente isso nessa frase: “Conhece-te a ti mesmo, conhece teu inimigo. Tua vitória jamais correrá risco. Conhece o lugar, conhece o tempo. Então, tua vitória será total.” Uma das maiores verdades que ele retrata é que: “Comandar muitos é o mesmo que comandar poucos. Tudo é uma questão de organização.” A compreensão de tal conceito está ligada intimamente à forma de disciplina empregada por Sun Tsu, muito rígida e pontual, se alguns de seus conceitos de disciplina fossem utilizados em nossa sociedade teríamos um ganho considerável de organização , claro, utilizando de adaptações, pois na época dele a punição exemplar com a morte era prática a se considerar , hoje isso não é mais tolerável.