Gestão de pessoas
No Caso da Empresa Y, um dos principais desafios da Consultoria é implementar um processo estruturado de gestão do conhecimento. É notória a importância da Gestão do Conhecimento como recurso estratégico à vida das pessoas e das organizações. As mudanças constantes no ambiente externo, aliadas com a complexidade crescente dos desafios, não permitem mais concentrar o conhecimento em alguns poucos indivíduos, ou áreas das organizações, ou ainda disperso, desorganizado ou inacessível. É necessário: criar, capturar, organizar, codificar, disseminar, avaliar e mensurar o conhecimento. Neste contexto, a Gestão do Conhecimento deve ser entendida como prática necessária para a diferenciação em relação à concorrência e para a sobrevivência sustentável da organização.
SUGESTÕES DE PRÁTICAS DE GESTÃO DO CONHECIMENTO
Criação de programas de aprendizagem contínua, focados no desenvolvimento de competências técnicas e comportamentais, visando a efetividade na execução dos processos organizacionais, na construção dos produtos, na prestação dos serviços e no relacionamento como os clientes, orientados pela Cultura e Valores da organização, ampliando o entendimento da estratégia, buscando potencializar a competitividade da empresa e oferecer oportunidades aos colaboradores, para que se mantenham atualizados e preparados para atender aos desafios atuais e futuros. Não é possível mensurar o retorno com programas de capacitação (Capital Intelectual), pois o conhecimento adquirido é intransferível, pessoal e muda constantemente (qualitativo).
Criação do Banco de Talentos através da avaliação de perfis das pessoas da Organização, pois permite uma estimativa real do potencial e disponibilidade do colaborador para fazer frente às demandas presentes e futuras. A principal vantagem competitiva das empresas está no capital humano. A empresa precisa ser capaz de utilizar e combinar às várias fontes e tipos de conhecimento organizacional para desenvolver competências específicas