Campinaranas
O termo significa “falso campo”, isto por que, está associada tipicamente a solos arenosos. É um tipo de vegetação restrito a áreas do Alto Rio Negro no norte da Amazônia. Está submetida a um clima ombrófilo com chuvas torrenciais e temperaturas altas. Por falta de nutrientes no solo, é caracterizada por uma vegetação alta e fina que ocorre em áreas deprimidas e encharcadas.
2. Quais os principais tipos de campinaranas?
Campinarana Florestada: É um subgrupo de formação que ocorre nos pediplanos tabulares, dominados por nanofanerófitos finos e deciduais na época chuvosa, semelhantes a uma “floresta ripária”.
Campinarana Arborizada: Este grupo de formação é dominado por plantas raquíticas, mas das mesmas espécies que ocorrem nos interflúvios tabulares da região, sendo anãs em face dos terrenos capeados por Podzol Hidromórfico das depressões fechadas.
Campinarana Gramíneo-lenhosa: Este subgrupo de formação surge nas planícies encharcadas próximas aos rios e lagos da região.
3. Quais as características dos solos dessas áreas?
Basicamente, de modo geral, o solo de campinarana tem características peculiares, por falta nutrientes no solo, caracterizando-se por uma vegetação alta e fina que ocorre em áreas deprimidas e encharcadas.
4. Como é a estrutura e composição florística das campinaranas na Amazônia?
As campinaramas têm suas estruturas e composições diferentes entre os seus tipos. As campinaranas florestadas, por exemplo, tem uma vegetação de porte baixo, com fisionomia de árvores com porte ereto de folhagem escassa com algumas espécies restritas a essa formação já as arborizadas apresentam uma grande diversidade de espécies além dos aspectos pedológicos e hidrológicos que determinam a adaptação e seleção de espécies.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO OESTE DO PARÁ
CFI – CENTRO DE FORMAÇÃO INTERDISCIPLINAR
ATIVIDADE AVALIATIVA
CAMPINARANAS
Santarém – PA