Parque Nacional de Viruá
INTRODUÇÃO
O parque nacional do Viruá foi criado com o objetivo de preservar os ecossistemas naturais de grande relevância ecológica e beleza cênica que ocorrem ao sul de Roraima, permitindo também a realização de pesquisas científicas, o desenvolvimento de atividades de educação ambiental e de turismo ecológico.
Possui uma área de 227.011 ha. Está localizado no estado de Roraima, no município de Caracaraí. O acesso é feito através da BR-174 de Boa Vista até Caracaraí, e de lá, por via fluvial, através do rio Branco.
Figura 1: Distribuição dos grandes complexos de campinas e campinaranas na bacia do Baixo Rio Branco (amarelo), localização do PARNA Viruá (branco).
OBJETIVO O objetivo do trabalho constitui a avaliação do parque nacional do Viruá, contendo informações climatológicas e de recursos hídricos.
MÉTODOS
As atividades desenvolvidas nesta pesquisa foram:
- Levantamento e análise bibliográfica;
- Visita a área de estudo para reconhecimento;
- Checagem e coleta de dados;
- Geração de um banco de dados geográfico;
- Análise integrada dos dados.
Algumas metodologias específicas foram utilizadas. Outra metodologia muito eficaz foram os check-lists em campo e imformações de moradores e conhecedores da região.
ASPECTOS GEOGRÁFICOS
O Parque Nacional do Viruá está situado em uma região conhecida como “pantanal setentrional”, formada por solos de areias brancas de baixíssima fertilidade, sujeitos a fortes inundações sazonais. As avaliações realizadas nas campinas e campinaranas, em setores ao longo da “Estrada perdida”, identificaram tipos de solos compostos essencialmente por areias (quartzo), extremamente pobres em nutrientes, e que se mantêm encharcados ou inundados durante longos períodos por elevação do lençol freático. Figura 2: Tipos de solo das campinas na região da “Estrada perdida”. Cores acinzentadas indicam a forte influência da água sobre os terrenos