Conhecendo o Brasil- Região Norte
A Floresta, que possuía 4 milhões de quilômetros quadrados, já perdeu mais de um décimo do seu tamanho por causa das madeireiras e das queimadas feitas para criar áreas de lavoura ou pasto.
A economia da região baseia-se na estração de látex (para fazer borracha), madeira, castanha e frutas, como o açaí. É também uma área rica em minérios. No Pará, fica a serra dos Carajás, de onde se extrai minério de ferro, manganês, cobre e ouro, e Oriximiná (Vale do rio Trombetas), onde existe a maior produção de bauxita do Brasil.
Parques Nacionais (PNs):
- PN da Amazônia
-PN do Araguaia
-PN do Cabo Orange
-PN do Jaú
-PN do Monte Roraima
-PN de Pacaás Novos
-PN do Pico da Neblina
-PN da Serra da Mocidade
-PN da Serra do Divisor
-PN do Viruá
A Região Norte é a maior das cinco regiões do Brasil definidas pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em 1969, com uma área de 3 853 676,948 km², cobrindo 45,25% do território nacional,[1] sendo superior à área da Índia e pouco inferior à União Europeia. Sua população, de acordo com o IBGE, era de 17,2 milhões de habitantes em 2014,[2] equivalente à população do Chile, e seu IDH médio, próximo ao da Venezuela, país com qual faz fronteira ao norte. Em comparação com as outras regiões brasileiras, tem o segundo menor IDH (em 2005) e o menor PIB (em 2010).
É formada por sete estados: Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins. Suas maiores e principais cidades são Manaus, Belém e Porto Velho. Está localizada na região geoeconômica da Amazônia, entre o Maciço das Guianas (ao norte), o planalto Central (ao sul), a Cordilheira dos Andes (a oeste) e o oceano Atlântico (a nordeste). O clima predominante na região é o equatorial, além de algumas regiões de clima tropical.
Na