Higiene, segurança e qualidade de vida no trabalho.
A higiene do trabalho está ligada ao diagnóstico e à prevenção das doenças ocupacionais, (ou seja, aquelas relacionadas à profissão) a partir do estudo e do controle do homem e seu ambiente de trabalho. Os esforços nesta área buscam o reconhecimento, a avaliação, o controle dos riscos à saúde e o conforto do funcionário, evitando que ele adoeça e se ausente, possibilitando uma maior produtividade e qualidade dos seus serviços prestados.
Seus principais objetivos são: eliminar ou minimizar os fatores que propiciam o surgimento das doenças profissionais, reduzir os efeitos prejudiciais provocados pelo trabalho, prevenir o agravamento de doenças, lesões ou deficiências apresentadas pelos empregados e favorecer a execução da Produtividade. FLÁVIA
----------------------------------------x-----------------------------------------------
O processo de desenvolvimento da higiene no trabalho envolve três funções: - Medicina preventiva:
Visa estabelecer a prevenção e o controle das principais doenças que costumam se manifestar na população, evitando que os empregados da organização sejam por elas atingidos. Os exames médicos periódicos são um exemplo deste tipo de ação.
- Prevenção sanitária:
Está voltada para a preservação de condições adequadas de higiene no ambiente de trabalho, como combatendo os possíveis focos de contaminação. São exemplos de ações neste sentido o tratamento da água, e a manutenção do asseio nas instalações sanitárias.
- Medicina ocupacional:
Visa a adaptação do empregado à sua função, ao enquadramento do trabalhador em cargo adequado às suas aptidões fisiológicas e a proteção contra riscos resultantes da presença de agentes prejudiciais à saúde. Como exemplo de procedimentos relacionados à essa função, podemos citar a realização de exames médicos admissionais e periódicos e o desenvolvimento de programas de reabilitação e readaptação funcional.
Ainda segundo o capítulo V da CLT (consolidação das leis do trabalho) o