APOSTILA QVT 1
www.google.com.br
QUALIDADE DE VIDA,
HIGIENE E SEGURANÇA
NO
TRABALHO
2º. Semestre - 2013
1
QUALIDADE DE VIDA, HIGIENE E SEGURANÇA NO TRABALHO
Tema 1 – Introdução
O tema da qualidade de vida no trabalho não é uma preocupação exclusiva dos pesquisadores atuais. Na verdade, desde os primórdios da civilização, o homem tem buscado formas de tornar mais amena sua luta pela sobrevivência.
www.google.com.br
A história e a paleontologia, por
exemplo, dão inúmeras provas de que este, desde os tempos mais remotos, tem buscado desenvolver artefatos, ferramentas e métodos que possibilitem minimizar os desgastes decorrentes do trabalho e/ou mesmo torná-lo mais prazeroso. www.google.com.br
Foi, porém, com a revolução industrial
e a sistematização dos métodos de produção, nos séculos XVIII e XIX, que as condições de trabalho e sua influência sobre a produção e o moral dos trabalhadores passaram a ser estudadas de forma científica.
Muito embora sob uma perspectiva eminentemente econômica, podem-se encontrar, já nos trabalhos de pensadores da chamada escola
2º. Semestre - 2013
2
QUALIDADE DE VIDA, HIGIENE E SEGURANÇA NO TRABALHO
liberal, as primeiras teorizações acerca de questões concernentes à satisfação do trabalhador e sua produtividade. Adam Smith, por exemplo, em um dos trechos de A riqueza das nações (1776) já destaca a influência da remuneração dos trabalhadores e, consequentemente, sobre o aumento da produtividade:
Assim como a remuneração generosa do trabalho estimula a propagação da espécie (humana),da mesma forma aumenta a laboriosidade. Os salários representam o estímulo da operosidade, a qual, como qualquer outra qualidade humana, melhora em proporção ao estímulo que recebe (...) portanto, onde os salários são altos, sempre veremos os empregados trabalhando mais ativamente, com maior rapidez do que onde são baixos (...) (SMITH,1983:103).
É com o advento da administração científica, no entanto, que o