aplicabilidade na prática higiene segurança e qualidade de vida no trabalho
Andréa Alcoforado de Souza
Gerisval Alves Pessoa (orientador)
RESUMO
O presente artigo trata da Qualidade de Vida no Trabalho (QVT), bem como sua origem e evolução histórica, aspectos conceituais, fatores determinantes e em particular um estudo de caso da QVT dos profissionais de uma instituição de saúde privada localizada na cidade de São Luis - MA. As instituições de saúde são tratadas como qualquer organização empresarial em termos administrativos, tendo influências externas e internas, na qual a atuação de seus colaboradores é influenciada diretamente por esses fatores. Apresenta como principais a necessidade da instituição melhorar sua atenção à QVT de seus profissionais, preocupando em trabalhar mais os fatores inerentes a esta, podendo canalizar maiores esforços ao comprometimento dos empregados com os interesses organizacionais e pessoais.
Palavras-chave: Qualidade de Vida no Trabalho. Profissionais de Saúde. Saúde do Trabalhador.
1 INTRODUÇÃO
Com a nova perspectiva do terceiro milênio, marcada pela preocupação com o bem-estar físico, mental e espiritual das pessoas, a qualidade de vida dentro e fora do trabalho evidência um novo rumo às relações de trabalho.
As empresas atualmente procuram verificar o grau de satisfação e participação de seus colaboradores nas atividades organizacionais. Como forma de mensurar tais itens a Qualidade de Vida no Trabalho (QVT) vem auxiliar as organizações trazendo elementos que permitam conhecer o que as pessoas sentem em vários aspectos, tanto internos como externos à organização. A necessidade de estar sempre atenta às novas tendências e necessidades de seus clientes, estes, sempre mais exigentes, faz com que as organizações busquem por qualidade nos seus serviços e produtos oferecidos, o que as levam a cobrar cada vez mais de seus colaboradores resultados satisfatórios, porém a