4 S seiketsu
É possível eliminar o desperdício (tudo que gera custo extra) em cinco passos, com base no método 5S, surgindo no Japão no fim da década de 60.
A filosofia 5S foi um dos fatores para a recuperação de empresas japonesas e a base para a implantação dos métodos da Qualidade Total naquele país.
Histórico
O "Programa 5S" foi concebido por Kaoru Ishikawa em 1950, no Japão do pós-guerra, provavelmente inspirado na necessidade que havia, então, de colocar ordem na grande confusão à qual ficou reduzido o país após sua derrota para as Forças Aliadas (2ª Guerra Mundial). O Programa demonstrou ser tão eficaz enquanto reorganizador das empresas e da própria economia japonesa que, até hoje, é considerado o principal instrumento de gestão da qualidade e produtividade utilizado naquele país. O Programa 5S ou House keeping é um conjunto de técnicas utilizadas inicialmente pelas donas-de-casa japonesas para envolver todos os membros da família na administração e organização do lar. No final dos anos 60, quando os industriais japoneses começaram a implantar o sistema de qualidade total (QT) nas suas empresas, perceberam que o 5S seria um programa básico para o sucesso da QT.
Suas definições e conceitos, por serem de fácil aplicabilidade, tornaram-se famosos em todo o mundo, principalmente no início da década de 70, quando as empresas começaram um processo de "revitalização" em seus métodos, evoluindo com o crescimento industrial que cerca o mercado de trabalho através de várias maneiras diferentes. Apesar de ser um Programa com conceitos validados na década de 50, seus critérios permanecem atualizados atualmente e desenvolvem-se de maneira gradual ao crescimento mundial.
A denominação “5S”é devido as cinco palavras iniciadas pela letra “S”, quando pronunciadas em japonês. Seiri (整理)- organização, utilização, liberação da área;
Seiton (整頓) - ordem, arrumação;
Seiso (清掃) - limpeza;
Seiketsu (清潔) -