Gerenciamento de risco na pequena empresa
CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM
ENGENHARIA DE SEGURANÇA NO TRABALHO
João Wilisses Netto Arrebola
A IMPORTÂNCIA DA APLICABILIDADE DA SAÚDE DO
TRABALHADOR E ERGONOMIA
Vitória
2008
JOÃO WILISSES NETTO ARREBOLA
A IMPORTÂNCIA DA APLICABILIDADE DA SAÚDE DO
TRABALHADOR E ERGONOMIA
Trabalho de conclusão de curso, apresentado à pós-graduação da FIJ - Faculdade Integrada de Jacarepaguá, como requisito avaliativo para obtenção do grau de pós-graduação na área de Engenharia de Segurança do Trabalho. Orientadora: Andréia Oliveira Vicente
Vitória
2008
INTRODUÇÃO
As atividades repetitivas, sedentárias ou que exigem esforço físico desenvolvidas em ambientes de trabalho contribuem para mudanças no padrão de comportamento e saúde do trabalhador, especificamente condicionando os efeitos deletérios dos acidentes de trabalho e da eliminação da qualidade de vida e do bem-estar geral (COUTO, 1978, p. 31).
Carelli (2003) considera que os impactos negativos do trabalho podem ocorrer em diversas esferas em nível psicológico, físicos e sociais que prejudicam a produtividade nas interfaces dos sistemas de trabalho ao assumir posturas ocupacionais incorretas, condições inadequadas de trabalho, problemas ambientais que provocam acidentes.
As organizações que lidam com tecnologia passaram a desenvolver processos de organização do trabalho baseados em princípios de ergonomia com a finalidade de melhorar os níveis de desempenho.
O objetivo deste estudo é identificar a relevância da aplicabilidade prática da saúde do trabalhador sob o enfoque da ergonomia. Pretende-se avaliar como os princípios de ergonomia poderão favorecer a qualidade de vida no trabalho e contribuir para a redução de riscos de acidentes de trabalho.
A metodologia do estudo