GiselleVitorino Atividade2
1381 palavras
6 páginas
Matriz de atividade individual* Módulo: 2Atividade: Individual
Título: Como as organizações de pequeno a médio porte poderiam implantar a filosofia do gerenciamento de projetos
Aluno: GISELLE OLIVEIRA VITORINO
Disciplina: Gestão de Projetos
Turma: 55 Janeiro 2015
Introdução
No mercado atual, onde a alta competitividade leva as empresas a inovarem a cada momento, é necessário buscar vantagens estratégicas buscando reduzir os custos e maximizar as oportunidades. A elevação do padrão de qualidade de produtos e serviços e a exigência cada vez mais alta dos mercados globalizados tem feito com que as empresas, adotem um novo comportamento para vencer estes novos desafios.
Neste contexto o gerenciamento de projetos vem assumindo um papel de extrema relevância em todas as organizações, inclusive nas de pequeno e médio porte.
Com isso, esse trabalho procura analisar como as organizações de pequeno a médio porte poderiam implantar a filosofia do gerenciamento de projetos.
Modos e meios de implantação
Considerando que a maioria das pequenas e médias empresas possuem uma estrutura familiar e por isso, centralizada, as pequenas empresas devem adotar uma política de descentralização e desenvolver uma metodologia eficiente para melhor conduzir o projeto, e, consequentemente, o seu escopo em torno do planejamento estratégico da empresa devendo estar atenta as mudanças e riscos além de desenvolver uma equipe multidisciplinar para dar início ao projeto.
Deve-se ainda respeitar as particularidades de uma pequena empresa, ou seja, as tratativas devem ser diferentes, pois se por um lado os processos em grandes empresas são demorados, na de pequeno porte, podemos contar com a maior celeridade o que as torna em vantagem com esse quesito, porem com menos recursos e menor familiaridade em gerenciamento de projetos. Conciliar a vantagem da celeridade dos processos, com a falta de recursos (financeiros, humanos e intelectuais) se torna um grande desafio para o