o andar do bebado
O programa 5s é uma ferramenta de gestão muito utilizada na área de qualidade, e que tem como principal objetivo organizar os postos de trabalho de forma a aumentar a produtividade e diminuir os desperdícios associados aos processos. Busca promover através da consciência e responsabilidade de todos, disciplina, segurança e boa produtividade no ambiente de trabalho. Os cinco sensos possuem origem japonesa, sendo elas:
SEITON (senso de organização): Significa deixar tudo em ordem, ou seja, cada coisa em seu devido lugar, evitando assim o desperdício de tempo e energia;
SEIRI (senso de utilização): Refere-se à utilização de somente o que for necessário ao trabalho, passando-se o desnecessário para outros que possam fazer uso, ou descarta-lo;
SEISO (senso de limpeza): Significa manter limpo, ou seja, conservar sensos os acima;
SEIKETSU (senso de saúde e higiene): responsável por zelar pela higiene pessoal de cada um;
SHITSUKE (senso de disciplina): Responsável pelo caráter do individuo que deve ser honrado, educado e manter bons hábitos.
‘’O 5S é então um processo educativo que possibilita a mudança comportamental e cultural das pessoas na organização, com o objetivo de uma vida harmoniosa no trabalho. ’’ (FRANÇA, 2010, p.04).
APLICABILIDADE
De acordo com França (2010 p. 12 e 13)
A inteligência mostra o caminho, a disciplina educa e a vontade, faz o homem caminhar. A prática dos 5S é o início para a implantação de um Sistema de Gestão da Qualidade. Com a sua implantação ainda podemos reduzir o índice de acidentes, pois com a prática teremos um ambiente mais seguro.
O 5S contempla praticamente todos os elementos essenciais para implantação de um Programa de Qualidade como treinamentos, melhoria contínua, motivação, trabalho em equipe, gerenciamento participativo etc.
Assim uma boa prática dos 5S facilita a implantação tanto do Sistema de Gestão da Qualidade Total como da ISO 9000.
É importante