Higiene, Segurança e qualidade de vida no Trabalho
RESUMO
Quando duas ou mais pessoas se unem para exercer uma atividade com determinados objetivos econômicos sociais chamamos de organização. Para o bom funcionamento de uma organização, é preciso que um conjunto de recursos seja eficiente. As pessoas são os recursos mais valiosos de uma organização, portanto, geri-las é fundamental e envolvem influenciar seus comportamentos para que os objetivos organizacionais sejam alcançados.
Para um melhor resultado a área de Recursos Humanos deve buscar o alinhamento entre os objetivos individuais de cada funcionário e os da organização, mas nem sempre isso foi visto dessa forma. Antes das leis trabalhistas, as organizações não garantiam direitos mínimos aos seus funcionários. Não havia preocupação com a segurança do ambiente de trabalho e menos ainda com a saúde e qualidade de vida dos trabalhadores, por parte dos empresários.
Alem do que, um dia de trabalho perdido traz prejuízos e por isso os administradores devem se esforçar para construírem ambientes saudáveis e seguros, onde haja preocupação com a prevenção de acidentes e afastamentos dos funcionários.
As Normas Reguladoras (NR), a Segurança e a Medicina do Trabalho são hoje de observância obrigatória para organizações privadas e publicas e pelos órgãos públicos da administração direta e indireta, bem como pelos órgãos dos poderes legislativos e judiciários.
Os investimentos em segurança, saúde e qualidade de vida crescem de forma gradativa porque as empresas já perceberam que a melhoria constante das condições de trabalho pode trazer maior satisfação, aumento da produtividade e, consequentemente, maior competitividade e lucros, alem de evitar inúmeros prejuízos.
PALAVRAS – CHAVE
Higiene, Segurança, Qualidade de Vida, Acidente, Saúde do trabalhador.
ABSTRACT
When two or more people come together to engage in an activity with certain social economic objectives call organization. For the smooth functioning of an