Topografia 7
Código: ARQ-TAA-AT-7-TERMOS TOPOGRAFICOS
Tema: Orientação para trabalhos topográficos
Deverão ser abordados:
Meridianos
Meridiano magnético: Considerando que a Terra tem propriedades de um grande "magneto", as extremidades da agulha de uma bússola são atraídas por duas forças atuando em dois pontos diametralmente opostos, que são os polos magnéticos da Terra, os quais não coincidem com os polos geográficos.
A linha que une os polos magnéticos é denominada meridiano magnética. O goniômetro utilizado para materializar a linha norte-sul magnética é a bússola, e o azimute obtido é denominado azimute magnético.
Meridiano verdadeiro, astronômico ou geográfico: Este meridiano é definido pelos polos norte-sul verdadeiros, astronômicos ou geográficos e considera a figura do geoide. Sua determinação pode ser executada com as seguintes técnicas:
Em função da distância zenital absoluta de um astro (Sol ou estrela) e cálculos da astronomia de campo.
Giroscópio: equipamento fundamentado no princípio inercial, permitindo a obtenção do norte verdadeiro.
Determinando o azimute magnético e conhecendo a declinação magnética.
Determinando o azimute de quadrícula e conhecendo a convergência meridiana (simplificação, adotando azimute verdadeiro igual ao geodésico).
A partir de dois pontos de coordenadas astronômicas conhecidas.
O azimute obtido é denominado azimute geodésico.
Meridiano geodésico ou elipsóidico: O meridiano geodésico é definido pelos polos norte-sul geodésicos ou elipsóidicos, considerando a figura do elipsoide. Sua determinação pode ser executada com as seguintes técnicas:
Determinando o azimute astronômico e associando esse ao geodésico (simplificação).
A partir das medições das coordenadas geodésicas de dois pontos; por exemplo, pelo rastreio por satélites GPS (cálculo indireto da Geodésia).
Conhecendo a posição do meridiano de quadrícula e a convergência meridiana.
O azimute obtido é denominado azimute geodésico.
Meridiano da quadricula ou