A contribuição da arte cênica e musica no desenvolvimento infantil
UNIÃO DAS INSTITUIÇÕES EDUCACIONAIS DO ESTADO DE SÃO PAULO
A CONTRIBUIÇÃO DA ARTE CÊNICA E A MUSICA NO DESENVOLVIMENTO INFANTIL
Caieiras – SP
2014
DENISE ALVARENGA (Denise Alvarenga dos Santos)
A CONTRIBUIÇÃO DA ARTE CÊNICA E A MUSICA NO DESENVOLVIMENTO INFANTIL.
Monografia apresentada junto ao Curso de Pedagogia da UNIESP ,na área de concentração em Metodologia.
Orientador : Prof. Franco
Caieiras – SP
2014
RESUMO
A monografia fala sobre a importância que a arte, mais especificamente a Música e o Teatro, tem no desenvolvimento da criança a partir da sua idade primaria, idade a qual a criança começa a apresentar os primeiros sinais da sua personalidade,ajudando no desenvolvimento psicológico, motor e ideológico de cada uma delas.
INTRODUÇÃO
O teatro e canções começou a fazer parte da cultura a muitos anos atrás , pois o ser humano já sentia a necessidade de expressar seus sentimentos, alegrias ,tristezas ,angustias enfim ,tudo isso era usado para cultuar deuses e gradativamente se tornou uma atividade cultural encenada por muitos povos.
A musica e o teatro vêm sendo abordado com a intenção de educar desde os tempos de Platão com o intuito de formar a personalidade do homem.
Reverbel (1997) destaca que o teatro na escola é uma necessidade no quotidiano do aluno e que tem a função de divertir instruindo é uma verdade que ninguém pode contestar, pois seria negar-lhe a própria história. Para Reverbel os benefícios que a musica e o Teatro traz para a vida dos educandos e a importância de inserir esta atividade na escola, pois a época atual exige um recriar, um repensar da educação com vistas a atingir uma prática pedagógica que propicie um ator social, livre, crítico, criativo e responsável pela criação de seu próprio mundo de vida e de trabalho, embutindo essa arte de varias maneira tal como um musical, onde além da desenvoltura e pensamento rápido é