Pós-graduação Finanças
Prof. Marcos Carrer Cruz
Aluno:
Diego Matos
R.A 20483544
Resenha Crítica do documentário sobre o livro:
A Arte da Guerra – Sun Tzu
Aluno:
Diego Matos
R.A 20483544
Resenha
Esta resenha crítica tem como objetivo mostrar como as técnicas de guerra descritas por Sun Tzu no polêmico livro “A Arte da Guerra” podem ser usadas como parâmetro na hora de elaborar um plano de marketing detalhado. Este livro vem sendo discutido há anos por vários estudiosos da área administrativa e utilizado em muitas disciplinas como forma de aplicação prática dos conceitos de planejamento. O que pretendemos aqui é fazer mais uma análise sobre o livro enfocando análise do ambiente (SWOT) e os objetivos de um plano de marketing.
O Livro “A arte da guerra” foi escrito a aproximadamente 500 anos de Cristo na china antiga pelo general Sun Tzu, É uma obra clássica não sujeita ao tempo. Redescoberta pelo mundo ocidental e utilizado como um “manual de estratégias” devido ao seu denso conteúdo filosófico, a obra reúne uma série de premissas de cunho militar, que podem ser facilmente aplicadas atualmente por administradores, políticos, empresários, entre outros, para formulação de suas estratégias.
A importância da aplicação do livro A Arte da Guerra nos dias de hoje é sua utilização prática nas disciplinas relacionadas à administração e que proporciona uma forma de uso e aprendizado mais simples sobre o mercado competitivo, conseguimos analisar os pontos fortes e fracos dos sistemas internos de uma organização, analisar as ameaças e oportunidades do ambiente e com isso, definir um plano estratégico, compreendendo os objetivos e as estratégias.
Como foi escrito a cerca de 500 anos A.C e envolvido por polêmicas a respeito do seu verdadeiro autor, o livro continua muito atual e influenciando pensadores do mundo inteiro ao tratar de assuntos fundamentais para elaboração de