Tratamentos termoquímicos
Segurança do Trabalho
Jeane da Silva Matos 1400035403
Joselange dos santos Rabelo 1400035986
Jesiniele Pereira Prates de Oliveira
1°B Matutino
Processos Industriais
Professora: Rafaela
Índice
- O que é?
- Processos utilizados
. Cementação;
. Nitretação;
. Cianetação;
. Carbonitretação;
. Boretação.
- Fatores que influenciaram nos processos.
Tratamentos térmicos e Termoquímicos
São processos que visão a adição por difusão, de carbono, nitrogênio, ou boro na superfície do aço. Essa difusão no aço só é significativa em altas temperaturas (500 a 1.000°C), por isso denomina-se termoquímico. O objetivo principal é aumentar a dureza e a resistência ao desgaste da superfície, ao mesmo tempo em que o núcleo do material se mantém maleável.
Os fatores que influenciaram no controle do processo são:
a. Potencial do meio (sólido, líquido ou gasoso), em que a peça está imersa, de fornecer o elemento químico (carbono, nitrogênio ou boro).
b. Capacidade de peça de absorver este elemento químico. Isto está relacionada com a solubilidade e difusão do elemento químico no aço.
● Cementação:
Consiste na introdução de carbono na superfície do aço, de modo que despois de temperado, apresente uma superfície mais dura.
Para se produzir uma combinação de uma superfície dura com núcleo tenaz, deve-se partir de um aço com baixo carbono, e aquece-lo, geralmente, entre 815 a 950°C.
A cementação pode ser:
- Solida;
- Gasosa;
- Liquida.
Cementação Sólida:
As peças de aço são postas em caixas metálicas, onde se junta carvão de madeira ou coque, ativador (carbonato de bário e/ou sódio) e um óleo ligante.
Profundidade da camada cementada:
Varia de 0,6 a 6 mm de acordo com o tempo e temperatura usados. Essa profundidade, na prática, é medida através da dureza. Maior que 50Rc. (Existe ainda a “Camada Cementada Total”), que é definida como a região onde