Tratamentos termoquimicos
Anderson Leonardo Casarim
Jéssica Ariadne Flores
Prof.
Faculdade Metropolitana de Guaramirim – Grupo UNIASSELVI
Engenharia Química (ENQ 1.4)
14/03/2013
RESUMO
No dia-a-dia dos profissionais das diversas áreas da engenharia é frequente deparar-se com projetos que exijam peças dotadas simultaneamente de uma boa resistência ao choque e uma dureza elevada para resistir bem ao desgaste, mas que conservem as qualidades do seu interior, como a ductilidade e tenacidade. Essas propriedades são alcançadas através dos Tratamentos Termoquímicos, que também são conhecidos como Tratamentos de endurecimento superficial. Estes consistem na combinação da ação do calor com a ação de determinados elementos químicos, resultando e uma parcial alteração da estrutura química superficial do aço.
Entre os diversos tipos de ocorrência do processo, estão a Cementação, Nitretação e Carbonitretação, e podem ser aplicados na forma sólida, liquida e gasosa, ou em apenas uma ou duas delas. A Têmpera e o Revenimento tem igual importância quanto o processo propriamente dito, a fim de aumentar a dureza e a resistência do aço.
Palavras-chave: Cementação. Carbonitretação. Cianetação. Tratamento.
1 INTRODUÇÃO
De inúmeras maneiras podemos classificar a raça humana como uma peculiaridade no desenvolvimento das espécies habitantes no planeta terra. Dentre todas as características evolutivas que conferem tamanha diferenciação, a de aprimorar a si e tudo a sua volta, sem sombra de dúvidas, é um divisor de águas quando trata-se de humano e animal. Isso vem ocorrendo desde as primeiras datagens históricas que confirmam a vida de seres humanos no planeta, os quais criavam ferramentas artesanais produzidas a partir de ossos e pedras, até os dias atuais com a construção de gigantescos aglomerados empresariais. O desenvolvimento industrial e tecnológico que se seguiu após a Revolução Industrial criou um novo significado a