Resenha sobre Cultura Organizacional
O conceito de “cultural” quebra a ideia de organização e negócios como uma lógica pragmática. O comportamento do homem de negócios definitivamente não passa exclusivamente pelo lado objetivo e impessoal, pois este homem faz parte de uma sociedade e convive diariamente com sentimentos e valores provocados por contextos sociais diferentes daquele vivido dentro da organização.
O mundo contemporâneo tem como uma de suas características a existência de instituições com objetivos específicos e definidos os quais atendem às diferentes necessidades individuais anteriormente satisfeitas pela família, pelo grupo de parentescos ou pela comunidade. Do ponto de vista sociológico, mais importante que o tamanho e o faturamento das empresas é o significado que as suas diferentes modalidades ou instituições possuem no interior de uma sociedade.
Analisando o contexto histórico, é possível perceber que os Estados Unidos têm sido responsáveis por quase todas as teorias sobre a administração moderna. Para eles, a empresa é uma instituição fundamental e confunde-se com o próprio processo de formação da sociedade. Através disso podemos