Agronegocio
RESENHA CRÍTICA
LIMA, Súsi M. B.; ALBANO, Adriana G. B. Um estudo sobre clima e cultura organizacional na concepção de diferentes autores. Rev. CCEI - URCAMP, v. 6, n. 10, p. 33-40, ago. 2002.
CREDENCIAIS DAS AUTORAS
Súsi M. Barcelos e Lima é Psicóloga especialista e mestranda em Saúde Pública cursando especialização em Gestão de Recursos Humanos. E-mail: slim@urcamp.tche.br
Adriana Gaffrée Burns Albano é Psicóloga cursando especialização em Gestão de Recursos Humanos. E-mail: classea@alternet.com.br
RESUMO DA OBRA
O artigo discorre sobre os conceitos de cultura e clima organizacional, enfatizando sua relevância para promover mudanças organizacionais.
A parte introdutória conceitua o termo organização e cita a influência do indivíduo no clima organizacional.
Na segunda seção desse artigo é feita a explanação dos conceitos de clima e cultura organizacional, esclarecendo também a diferença existente entre ambos.
A seção seguinte, subdividida em cultura e clima organizacional, as autoras discorrem sobre a influência da cultura nacional brasileira em cada organização, ressaltando a importância de se conhecer o contexto em que os sistemas sociais produtivos estão inseridos.
Ocupa-se a quarta seção de expor a necessidade da compreensão das peculiaridades da cultura e do clima em equipes interdisciplinares, levando o leitor a refletir sobre a importância da interação entre diferentes profissionais sem desconsiderar as dificuldades encontradas em trabalhar com um grupo muitas vezes completamente heterogêneo.
Na quinta seção são tecidas algumas orientações para a realização de uma pesquisa de clima e cultura organizacional capaz de promover mudanças na organização.
Por derradeiro, a última seção aborda a possibilidade de se modificar paradigmas culturais. Ao final, seguem-se as conclusões.