DOC modelo RESENHA CRITICA CULTURA
Título da Resenha: Forças e Fraquezas para administração de Choque-Cultural organizacional.
Aluno: Diego Rodrigues Moura dos Santos
Turma: Rio 16
Obra analisada: A Influência da Cultura Organizacional nos Processos de Mudança
Autor da obra: Antonio Augusto do Canto Mamede
Palavras-chave
1.Choque Cultural
2.Mudança
3.Cultura Organizacional
Resumo do conteúdo: (250 a 350 palavras)
Esta análise propõe-se a verificar a influência da Cultura Organizacional nos Processos de Mudança. Para este fim, foi analisado o artigo ‘A Influência da Cultura Organizacional nos Processos de Mudança’, através do qual buscou-se, em um primeiro momento, contextualizar a importância do fator Humano na gestão dos processos de mudança e chamar a atenção para as possibilidades de choques culturais e resistências a mudança.
Em seguida o trabalho se desenvolve acerca do processo, principais motivos para o fracasso, fatores-chave para o sucesso, e a importância do envolvimento da Alta Gerência.
Avaliação Crítica: (500 a 700 palavras)
Dentre as várias abordagens sobre a definição de cultura existentes na literatura, foi destacada aqui a cognitiva de Goodenough, que define cultura como um sistema de conhecimento, padrões de percepção, crenças, avaliação, ação, é formada das coisas que as pessoas têm na mente, relacionamento e de como as interpreta. Isto posto, não importando a abordagem, a questão em foco é a adaptação do individuo à sociedade (ou organização), o que caracteriza cada pessoa como peça valiosa nas engrenagens da construção e consolidação de uma cultura. Todavia, o que vemos na prática é um deficiente fluxo de informações entre a estratégia da Alta Gerência e o nível operacional que, sem uma identidade bem definida, produz um comportamento desajustado e fora de foco que pode resultar em uma contra-cultura e impactar até mesmo o atingimento das metas.
Em processos de fusão, aquisição, incorporação