AP II
Nome: Deivid Farias de Aguiar
RGM: 15166759
Disciplina: Currículo, Escola e Sociedade
O currículo escolar utilizado no método de ensino dos alunos conforme o compositor, é ineficaz no processo de aprendizagem, pois utiliza sempre dos mesmos artefatos e conteúdos alienados desde que foi criado. Ou seja, não há uma mudança no currículo há anos e isso impacta no aprendizado de alunos que convivem com os meios tecnológicos e científicos dos dias atuais.
O currículo expressa somente o lado teórico do conteúdo e o aluno não consegue enxergar além daquilo. O lado pratico e real do conteúdo não é lecionado pelo professor que está escravizado por este currículo, e faz com que seu método de ensino seja limitado a algo especifico, não podendo utilizar formas diferentes de lecionar o conteúdo aos alunos. De acordo com a música de Gabriel Pensador o currículo é um ditador que define o que será aprendido e não dá espaço aos acontecimentos presentes no mundo real e nem dá brechas para uma nova forma ensino.
Desta forma o aluno sempre estará preso a algo que não lhe motiva e o currículo não ajuda na ligação entre aluno e o conteúdo. Fora isso a falta de preparação do professor para lidar com o currículo, e o desencontro do currículo nacional e dos currículos estaduais causa um atrito no raciocínio logico do aluno e do docente.
Enfim, o currículo é defasado, pois não contribui para o entendimento pratico e real do conteúdo trabalhado em cada disciplina, transformando o aluno em incapaz na forma de expressar opiniões e passivo do mundo real, deixando o aluno a deriva no mar de teoria.