AP II
Tanto Froebel quanto o artigo acima citado se completam, ambos enfatizam a importância do brincar para o aprendizado na educação infantil.
Froebel em suas observações foi o pioneiro a se atentar ao fato da importância do brincar e dos brinquedos no estimulo ao desenvolvimento e aperfeiçoamento às habilidades das crianças.
Seguindo a mesma linha de raciocínio, no qual o brincar proporciona desenvolvimento educacional e pessoal às crianças, temos a afirmação de Vygotsky (1991), dizendo que a brincadeira não é apenas uma atividade social, mas é também de natureza e origem especificas, enquanto elementos fundamentais para a construção da personalidade infantil.
Froebel desenvolveu diversos materiais que auxiliam e proporcionam condições favoráveis ao brincar, seguido por outros autores como Oliveira, Rego e Wajskop que enfatizam algumas condições para a evolução da brincadeira, sendo elas: tempo disponível na rotina escolar, materiais, visual do ambiente e participação de um adulto orientando e avaliando todo o processo.
Questão B – Semelhanças e diferenças entre a educação positivista e a socialista.
Existem diferenças, o positivismo baseia-se em fatos reais, buscando compreender o homem e a maturidade do seu espírito, lutando contra o ensino leigo e o tradicionalismo da religião, enquanto a educação socialista tem um ponto de vista política, analisa tudo com um olhar cientifico, defendendo a educação universal e politécnica.
Questão C – O pensamento político de John Dewey relacionado a educação.
John Dewey fazia da educação uma visão da realidade, contrário ao tradicionalismo, ele acreditava que era preciso que os alunos fossem “estimulados” a resolverem seus próprios problemas, ele estimulava a iniciativa e a independência.
Questão D – Como é vista a abordagem construtivista dentro do espaço educacional?
Tanto o vídeo como o artigo defendem o