Gestão do conhecimento
Instituto CEUB de Pesquisa e Desenvolvimento – ICPD / UniCEUB
Curso Pós-Graduação Lato Sensu: Gestão de Pessoas e Coaching
Disciplina: Gestão por competência e do Conhecimento
Professora: Walnice Maria da Costa de Almeida
RESENHA
TEXTO: CAPITAL INTELECTUAL A NOVA VANTAGEM COMPETITIVA
AUTORA: MARIA ELISABETH PEREIRA KRAEMER
Edna Botelho
Dez/2011
A Era do Conhecimento
O conhecimento sempre desempenhou importante papel nas grandes transformações sociais, com o mercado cada vez mais exigente, as empresas vêm sentindo a necessidade de investir cada vem mais em recursos humanos, acrescentando em seu capital o conhecimento originado através do investimento em capital humano qualificado.
Também chamado de terceira onda, o conhecimento está sendo aplicado ao próprio conhecimento, essa fase é caracterizada pelo poder do cérebro, na qual a informação assume o papel de principal recurso econômico. Como argumenta Drucker (1996), o conhecimento passou a ser o recurso, ao invés de um recurso. Esse conhecimento passou a gerar o Capital Intelectual que as vezes, é bem mais importante que o Capital Econômico.
O termo Capital Intelectual teve sua origem na propriedade intelectual ou seja os componentes de conhecimentos de uma organização, reunidos que agregam valor ao produto e/ou serviços.
O Capital Intelectual não tem um valor de venda, mas é um dos mais importantes bens da organização, vindo a contribuir para a formação e sustentação da organização no mercado.
Como um bem humano, o Capital Intelectual nas empresas, apresenta-nos um paradoxo. Se o pessoal constitui uma vantagem competitiva principal, tem-se que investir nele desenvolvê-lo e ceder-lhe espaço para seus talentos. Quanto mais fizermos isso, contudo, mais enriqueceremos seus passaportes e aumentaremos sua mobilidade potencial mas, ao mesmo tempo as