RESENHA CRÍTICA
FREYRE, Gilberto. Capítulo do Livro Casa-Grande e Senzala. Disponível no site. http://www.webartigos.com/artigos/resenha-do-1-capitulo-do-livro-casa-grande-e-senzala/14052/
JÚNIOR, Caio Prado. História Econômica do Brasil. Disponível no site. http://www.historialivre.com/brasil/caiopradojr.htm.
RIBEIRO, Darcy. O Povo Brasileiro Mistura de Rças. Disponível no site. http://www.scribd.com/doc/16711346/Darcy-Ribeiro-O-Povo-Brasileiro-resumo.
INTRODUÇÃO
As variadas características da colonização portuguesa do Brasil na formação de uma sociedade agrária, escravocrata e híbrida, procura fazer uma análise dos fatores que possibilitaram a fixação e a formação da sociedade brasileira, para compreender a sociedade brasileira na sua atualidade é preciso aprofunda-se no período colonial com suas características e singularidades.
Conforme o objetivo proposto do trabalho o estudo destaca-se os seguintes itens: As características do português que possibilitaram a colonização do Brasil, as contribuições teóricas do colonizador de uma relação entre os portugueses e os índios, mostrando o modo de vida da sociedade colonial, descrevendo os seus hábitos e costumes, expondo partes da nossa história.
FUNDAMENTAÇÃO TEORICA
Segundo as intenções de Freyre.
As características do português que possibilitaram a colonização do Brasil, Pois através de vários séculos de lutas contra os mouros, os portugueses assimilaram algumas de suas características culturais, O português diferentemente de outros povos europeus, especialmente os de origem nórdica, teve uma grande facilidade em se adaptar em terras de clima tropical, Em compensação, os portugueses teriam dificuldades em relação à terra devido a irregularidade dos rios, as pragas que atingiam as plantações.
''A singular predisposição do português para a colonização híbrida e escravocrata dos trópicos, explica-a em grande parte o seu passado étnico, ou antes, cultural, de povo indefinido entre a Europa e