IMPACTO DA PETROBRAS
Disciplina: Finanças e Orçamento II
Alunos: Catarina Ferreira, João Paulo Llopis, Juliana, Thaís Verônica Soares
Curso: Adm (Campo Grande)
Turma: 131.01
Período: 5º/2015
Professor: Salomão
IMPACTO ECONÔMICO FINANCEIRO DA CRISE DA PETROBRÁS SOBRE A ECONOMIA
Edição do dia 25/02/2015
'É efeito das decisões de gestão erradas'
A Petrobras perdeu o grau de investimento, o selo de boa pagadora, de uma das maiores agências internacionais de classificação de risco, a Moody's.
Essa notícia não surpreendeu, mas é aquele tipo de notícia que você sabe que vai acontecer , mas fica torcendo para não acontecer. Tem consequência concreta porque os grandes fundos de investimento os que têm dinheiro mesmo para investir e que são disputados no mundo inteiro pelos investidores por quem capta recursos. Esses são proibidos de investir em empresas que não grau de investimento.
Além disso, os bancos cobram juros mais caros quando vão emprestar para essas empresas. A Petrobras tem o capital mais escasso e um crédito mais caro por causa dessa decisão. Ela não surgiu assim. A Moody’s vem alertando, outras agências também fizeram alertas. Já fizeram outros rebaixamentos.
É por todos esses motivos mostrados, mas não aconteceu de uma hora para outra.
É efeito também das decisões de gestão erradas. Como INVESTIMENTO, por exemplo, em refinarias que só se perdeu dinheiro, que não terminaram, ou que teve sobre preço. Enfim, a empresa acabou ficando muito endividada, mas é uma grande empresa.
DECISÃO É UM ALERTA PARA A ECONOMIA BRASILEIRA?
Esse é o grande temor. Brasil e a Petrobras são muito ligados porque é a maior empresa brasileira, empresa do governo. O próprio ministro Joaquim Levy disse à agência Moody’s que poderia colocar dinheiro na Petrobras caso fosse necessário para tentar evitar esse rebaixamento, não conseguiu evitar.
O temor agora é que o próprio Brasil seja rebaixado porque ele vem sendo rebaixado, mas ainda é grau de INVESTIMENTO.