Resenha Safari da Estratégia
Este livro não é um livro de respostas. A iniciar-se pela conceituação da estratégia. Os autores disponibilizam o parecer de diversos teóricos, com pontos de vista diferentes, fazendo com que se perceba que a estratégia não é estática. Ela interage constantemente tanto com o ambiente interno quanto o ambiente externo das Organizações.
Além disso, a estratégia engloba também subjetividade, esclarecido mais detalhadamente na Escola Cognitiva. A estratégia é definida por pessoas, e as pessoas também interferem diretamente neste processo de formulação, muitas vezes primando por seus interesses pessoais, como destaca a Escola do Poder.
Uma estratégia, muitas vezes pode ser definida por um único estrategista, como defende a Escola do Design, ou por um grupo de analistas ou planejadores formais, em destaque na Escola do Planejamento.
Verifica-se também a importância da utilização de ferramentas analíticas, calculando dados e analisando informações conveniente ao processo, que são a base para a Escola do Posicionamento. A importância de líderes pró ativos e suas habilidades de verem além do horizonte, como é destacada pela Escola Empreendedora.
Outra importante ferramenta abordada é as equipes de trabalho, gerando aprendizados coletivos, muitas vezes imprescindíveis em ambientes instáveis que nos põem em situações até então não vividas, como destaca a Escola do Aprendizado.
O livro atenta também para a importância da cultura de uma empresa que pode muitas vezes ser decisiva para o sucesso da estratégia, como vista na Escola Cultural.