Resenha qfd
Como apresentado no artigo, para a indústria de alimentos, o curto ciclo de vida dos produtos e o incremento da demanda dos consumidores por maior variedade e qualidade têm levado a urgentes necessidades de ferramentas que possam ajudar no planejamento, estruturação e sistematização no melhoramento da qualidade dos alimentos e desenvolvimento de novos produtos.
O Desdobramento da Função Qualidade - QFD é uma tradução literal das palavras japonesas hin shitsu (qualidade, características, atributos), ki no (função, mecanização) e tem kai (desdobramento, difusão, desenvolvimento e evolução). É um dos métodos sugeridos para operacionalizar o planejamento da qualidade (PAIVA, 1999) e é uma metodologia que identifica os desejos e exigências dos clientes para criar produtos e serviços que tenham características que atendam a essas exigências e desejos. QFD é um método para a garantia da qualidade durante todo o processo de desenvolvimento de produto, desde a identificação das necessidades dos clientes, planejamento de projeto do produto até a sua fabricação. Tem como objetivo principal tornar a empresa capaz de desenvolver, em curto espaço de tempo, produtos que satisfaçam as exigências crescentes e diversificadas de seus clientes, caracterizando-se pela eficácia no armazenamento e transmissão de informações durante a atividade multifuncional de desenvolvimento de produto.
Uma das empresas do setor de alimentos que emprega o QFD é a SADIA. No processo de transferência de tecnologia guiado pelo QFD, seus pesquisadores concluíram que o portfólio de projetos