Resenha critica qfd
FERNANDA PINHEIRO DOS SANTOS
RESENHA CRÍTICA QFD – DESENVOLVIMENTO DA FUNÇÃO QUALIDADE – ESTRUTURANDO A SATISFAÇÃO DO CLIENTE
Canoas
2011
ABREU, Fabio de Souza. Administração da Produção e Sistemas de Informação. QFD – Desdobramento da Função Qualidade – Estruturando a Satisfação do Cliente, São Paulo, Revista de Administração de Empresas, v. 37, n. 2, p. 47 – 55, abr. jun. 1997.
O artigo QFD – Desdobramento da Função Qualidade – Estruturando a Satisfação do Cliente, publicado na Revista de Administração de Empresas, do mestrando na EAESP/FGV, e palestrante do Gevpec – Programa de Educação Continuada EAESP/FGV, Fabio de Souza Abreu, elucida sobre a realidade da ferramenta QFD, situando-a no tempo e na aplicação nos dias atuais nas organizações Ocidentais. Mostra a necessidade e a importância em ouvir o cliente e agir para satisfazê-lo com efetividade, e principalmente, reforçando que não basta ter a consciência de atender ao cliente, necessita-se de ação que é o que o autor explica, inclusive com exemplos de como aplicar esta ferramenta importante nas organizações.
O autor em um primeiro momento ressalta a importância e a necessidade das empresas de conhecerem métodos práticos e eficazes, do passo a passo de como satisfazer os clientes, que no caso do Brasil, precisa-se realmente incorporar a ferramenta QFD como diferencial competitivo.
Outro passo importante, é entender o histórico da ferramenta QFD, em sua origem japonesa em 1970 nos estaleiros de Kobe com o grupo Mitsubichi, até a Toyota e o professor Yoji Akao e toda a tecnologia que a ferramenta possibilita utilizar para inserir a organização no mercado abrangendo significativas fatias deste. Não se pode esquecer de, passar pela inserção do QFD no Ocidente com a Xerox e a Ford que alcançaram sucesso na aplicação e resultados significativos em produtos, processos e serviços, reduzindo problemas em fases iniciais o que consequentemente, ao final do processo obtiveram