REsenha empreendedorismo
Resenha Crítica Empreendedorismo no Brasil
SÃO LEOPOLDO
2013
Resenha Crítica Empreendedorismo no Brasil
Se concretizada, a capacidade de empreender de cada indivíduo pode contribuir para o aumento da riqueza do país e a sua distribuição, então o “Relatório GEM- Global Entrepreneurship Monitor: Empreendedorismo no Brasil 2012” demonstra com muita clareza algumas grandes dificuldades do Brasil, como também demonstra pontos que podem trazer um pouco de esperança em relação ao futuro do País. O relatório é fruto de 10.000 entrevistas com indivíduos de 18 a 64 anos, representativos da população brasileira nesta faixa etária e residentes nas cinco regiões do país.
Apesar do receio de fracassar, ter um negócio próprio está entre os principais sonhos do brasileiro, assim como a compra da casa própria e viajar pelo país. Fato que é demonstrado na proporção de 88,10% dos entrevistados afirmarem que a maioria das pessoas do país considera o início de um novo negócio como uma opção desejável de carreira. Dentre as limitações são considerados o nível de educação empreendedora e a questão dos impostos e burocracia.
Referente á participação feminina, o relatório demonstra que em média no Brasil, o empreendedorismo inicial está razoavelmente bem dividido, com a mulher em uma faixa de 49,6% do total. Que pode estar indicando grande iniciativa da mulher na sociedade, proporcionando assim uma maior participação e consequentemente maiores condições de igualdade. Porém a média cai para 44% quando se tratando de perfil de empreeendores estabelecidos, mostrando então as dificuldades do gênero.
Ao demonstrar que a maioria dos empreendedores iniciais possui escolaridade equivalente ao segundo grau completo e na maioria na faixa etária de 25 a 34 anos, reforça o fato de que iniciar um negócio faixa visto como uma carreira promissora pela maioria dos entrevistados. Sendo que ao se tratar de empreendedores estabelecidos, a maior