Resenha Empreendedorismo
O empreendedor é aquele que faz as coisas acontecerem, se antecipa aos fatos e tem uma visão futura da organização. Três características básicas identificam o espirito empreendedor:
A – Necessidade de realização: Existem pessoas com pouca necessidade de realização e se contentam com seus status atual, porém existem pessoas com alta necessidade de realização e gostam de competir com certo padrão de excelência e preferem ser pessoalmente responsáveis por tarefas e objetivos que atribuíram a si próprias. O impulso para a realização reflete-se nas pessoas ambiciosas que iniciam novas empresas e orientam o seu crescimento.
B – Disposição para assumir riscos: Ao iniciar um negócio, o empreendedor assume riscos como: financeiros decorrentes do investimento de dinheiro próprio, abandono do emprego seguro e de carreiras definidas; riscos psicológicos pela possibilidade de fracassar em negócios arriscados, etc. A preferência pelo risco moderado reflete a autoconfiança do empreendedor.
C – Autoconfiança: Quem possui autoconfiança sente que pode enfrentar os desafios que existem ao seu redor e tem domínio sobre os problemas que enfrenta. Os empreendedores de sucesso são pessoas independentes, que enxergam os problemas inerentes ao negócio, mas acreditam em suas habilidades pessoais para superar tais problemas.
Porém os empreendedores apresentam uma enorme variação de estilos de fazer negócios, que vão desde o empreendedor artesanal até o empreendedor oportunista.
Empreendedor artesão: É aquele que inicia um negócio basicamente com habilidades técnicas e um pequeno conhecimento de gestão de negócios. Se não se desenvolver profissional e culturalmente, será sempre um de trabalho especializado.
Empreendedor oportunista: É aquele que tem educação técnica suplementada por assuntos mais amplos como administração, economia, legislação ou línguas.