Resenha empreendedorismo
Curso: MBA de Gestão Integrada da Qualidade, meio ambiente, saúde e segurança do trabalho
Disciplina: Empreendedorismo
O texto “Empreendedorismo e Gerenciamento: processos distintos, porém complementares”, escrito por Louis Jacques Filion, mestre em relações internacionais pela Universidade e Ottawa, MBA pela HEC, PhD e professos responsável pela cadeira de Entrepreneurship MacLean Hunter da HEC, nos remete a compreender que é crescente a necessidade de se desenvolver cursos e atividades de treinamento sobre empreendedorismo, porém levanta um questionamento que deve ser a diretriz para o desenvolvimento desses cursos de modo a atender a formação profissional, que é a diferença entre gerenciamento e empreendedorismo.
Os estudos de alguns autores são citados para apontar algumas das diferenças entre gerenciamento e empreendedorismo levantando características comuns aos empreendedores, mas ressaltando, contudo, que as diferenças consideráveis estão nos métodos operacionais dos gerentes e empreendedores.
Os gerentes trabalham dentro de estruturas previamente definidas por outros, e buscam seus objetivos através do uso efetivo e eficiente dos recursos, eles adaptam às mudanças, e seus processos de trabalho levam em consideração o meio em que eles desenvolvem-se, de um modo geral está mais associado à racionalidade.
Já os empreendedores estabelecem seus processos de trabalho resultando de uma visão diferenciada do meio onde não apenas definem situações, mas também imaginam visões sobreo que desejam alcançar, identificam os recursos para torná-los realidade, definido o que querem fazer e como irão fazer, ou seja o empreendedorismo está associado à intuição.
Visto que as atividades conceituais e as habilidades dos dois grupos se diferem faz-se necessário métodos educacionais e de treinamento diferentes. Neste ponto o autor levanta dois conceitos complementares: Know-how e autoconhecimento que se manifestam de forma diferente