Imminente luna (trabalho resenha)
671 palavras
3 páginas
ALÉM DA JANELA O curta-metragem "Imminente Luna" nos mostra que ainda existe espaço para um bom roteiro. O filme começa com o personagem Luís Mello, discutindo com o seu filho Matias (Bruno Alves) o significado que as palavras adquirem, “o poder das palavras”.
Matias e seu pai falam de uma história pertencente à Mitologia Grega (Ulisses e o Gigante ciclope), quando Ulisses se apresenta com o nome de Ninguém ao Gigante, e a importância que essa palavra teve para poupar-lhe após furar o olho do monstro.Em seguida, somos levados ao asilo onde conhecemos dois idosos, Matias (Raul Cortez) e Ernesto (Emílio di Biasi), que dividem um quarto.
Matias é o personagem brincalhão e otimista, e Ernesto o turrão pessimista.
Durante o curta, percebemos que Matias cria o seu próprio jeito de ver o mundo, "seu mundo" nas histórias que inventa, escolhendo a fantasia como meio de se proteger da realidade que se encontra.
Já Ernesto esbravejava com seu companheiro o tempo todo por não enxergar nenhuma saída, reclama de tudo, o que apenas piora sua situação. Porém, a convivência com Matias o ajuda a mudar seu comportamento, ao devolver-lhe a imaginação há muito perdida.
Através das situações fantasiadas que Matias narra ao seu companheiro, ao qual segundo ele, está vendo através da janela do quarto, o filme acaba por comover apenas utilizando um cenário reduzido e alguns efeitos sonoros para atiçar a imaginação, Matias sempre olhando pela pequenina janela do quarto, relata os personagens que vê, sempre à luz da Lua, que é a fonte de sua inspiração para as histórias.
Matias utiliza o poder das palavras durante todo o filme, dando vida aos seus personagens com o imaginário de Ernesto, que acredita estar realmente acontecendo tudo aquilo no exato momento que Matias o conta.
Para Ernesto, a verdade está nas palavras do companheiro, criando sua verdade (interpretando o que o companheiro lhe conta), através do que é real, já que apenas Matias pode ver o que se passa além da