Empreendedorismo - Resenha
Competências empreendedoras em comportamentos de dirigentes de êxito socialmente reconhecido
Fernando G. de P. Junior, Andre L. M. de S. Leão, Sérgio C. B. de Mello
O artigo se propõe a compreender quais competências empreendedoras são mais prevalentes em dirigentes de êxito socialmente reconhecido. A ótica parte de uma sociedade pós-capitalista que demanda um sujeito universalmente instruído, que precisa enfrentar e, ao mesmo tempo, ter habilidades para sobreviver em um mundo globalizado e informacional. Dessa forma, é sabido que algumas competências são associadas a posturas empreendedoras que auxiliam na compreensão de atributos geradores de respostas de valor na interação com grupos internos e externos a organização. Assim, os autores pretendem analisar quais as áreas de competências empreendedoras são mais importantes no comportamento de dirigentes de perfil empreendedor, e quais são os comportamentos específicos que compõem as áreas de competências.
As competências são demonstradas por comportamentos observáveis, condicionantes da capacidade pessoal de realizar ações estratégicas de expansão empresarial. E a partir disso, o artigo baseia seu referencial teórico nos estudos de Man e Lau (2000) sobre competências em seis áreas de comportamento: competências de oportunidade, relacionamento, conceituais, administrativas, estratégicas e de comprometimento. Além disso, os autores incluem as competências de equilíbrio e vida pessoal analisado por Friedman et al. (1998).
Os procedimentos metodológicos e analíticos consistiram em uma pesquisa qualitativa básica, com sete entrevistas semi-estruturadas e em profundidade, realizadas com profissionais de empresas brasileiras de médio e grande porte do eixo Rio-São Paulo. Os dados compreenderam uma analise de conteúdo clássica com processo de transcrição dos relatos dos entrevistados, codificação dos conteúdos e interpretação de seus significados. Houve a necessidade de