Resenha psicologia escolar
1. Introdução
Atualmente se tem percebido um movimento para que haja uma modificação no âmbito da Psicologia Escolar. Essa questão foi muito bem retratada em dois artigos discutidos neste trabalho.
Um é o artigo “Psicologia Escolar: mera aplicação de diferentes psicologias à educação?”, escrito por Marcos Corrêa da Silva Loureiro e que pertence ao livro “Introdução à Psicologia Escolar”. Neste artigo, Marcos nos introduz a uma discussão sobre como as ciências são influenciadas pelo contexto onde são formuladas, inclusive por classes sociais, principalmente a burguesia. Também nos diz sobre como se tem tentado mudar essa realidade.
Já no outro artigo, intitulado “Os Psicólogos Trabalhando com a Escola: Intervenção a Serviço do que?” escrito por Adriana Marcondes Machado, discute-se as problemáticas das práticas dos psicólogos escolares. Ela traz três intervenções como exemplo e mostra como ocorreram, como evoluíram, que efeitos produzidos e indica a uma prática mais eficaz levando-se em conta as práticas escolares e a problematização das demandas.
2. Resenha
Adriana Marcondes Machado, psicóloga escolar, traz com seu artigo “Os psicólogos trabalhando com a escola: intervenção a serviço do quê” (Psicologia Escolar: Práticas Clínicas, Casa do Psicólogo, 2003) um olhar sobre as problemáticas das práticas psicológicas em instituições de ensino, que são ignoradas, em grande parte dos casos, pelos psicólogos e profissionais da educação.
Já Marcos Corrêa da Silva Loureiro enfatiza a condição deficiente do sistema educacional no Brasil que se tornou endêmica e já não consegue disponibilizar um ensino de qualidade no início de seu texto.
Em 1991 apenas 56,2% das crianças conseguiram passar do 1º ano do Ensino Fundamental. Tivemos acesso aos dados de uma escola