Consequências da ocupação urbana na dinâmica das nascentes em belo horizonte-mg
UNIFRAN
RESUMO DO TEXTO: CONSEQUÊNCIAS DA OCUPAÇÃO URBANA NA DINÂMICA DAS NASCENTES EM BELO HORIZONTE-MG
DOSCENTE: Thales Jati Gilberto
FRANCA
SP
CONSEQUÊNCIAS DA OCUPAÇÃO URBANA NA DINÂMICA DAS NASCENTES EM BELO HORIZONTE-MG
Mobilidade territorial, espaço e ambiente: urbanização, metropolização e interiorização - características e impactos ambientais.
A ocupação urbana causa várias alterações no espaço, no ambiente e também nos recursos hídricos. Compreender como o meio é transformado é essencial para a administração dos recursos ambientais. As nascentes são focos da passagem da água subterrânea para a superfície e pela formação dos canais fluviais, é o local onde aflora naturalmente, mesmo que de forma intermitente, a água subterrânea.
Este trabalho discute, primeiramente, a importância das nascentes para a sociedade, em um segundo momento, é realizado uma reflexão teórica a partir das observações realizadas em campo acerca dos impactos sobre as nascentes ocasionados pela ocupação urbana e por fim foca-se o estudo em três parques municipais que tiveram suas nascentes levantadas e analisadas a partir do índice de impacto ambiental macroscópio.
As nascentes são importantes porque primeiramente é o marco da passagem da água do subterrâneo para a superfície, parte da água das chuvas vai da superfície diretamente para os rios e outra parcela infiltram na terra escoando lentamente para os aquíferos, Após atingirem os aquíferos, as águas são vagarosamente redistribuídas à superfície por fluxos subterrâneos, até chegar ao topo de sua exfiltração. Como a água das chuvas tem pouca duração, é de responsabilidade das nascentes eternas (alimentadas pelos aquíferos) a manutenção dos fluxos dos rios e córregos, mesmo em períodos de estiagem.
As nascentes são consideradas ambientes que exigem proteção, ao redor de nascente ou olho d`água, ainda que intermitente, com raio mínimo de cinquenta metros de tal forma que proteja, em