Resenha Psicologia Escolar
MARISTELA DE MELO ALMEIDA
PRISCILA BALDO
PSICOLOGIA ESCOLAR E POLÍTICAS PÚBLICAS EM EDUCAÇÃO: DESAFIOS CONTEMPORÂNEOS
Resenha apresentada à disciplina de Psicologia Educacional do curso de Psicologia – 2ª fase do Centro Universitário para o Desenvolvimento do Alto Vale do Itajaí.
Professora: Ana Paula Leão Batista
RIO DO SUL, setembro de 2013.
PSICOLOGIA ESCOLAR E POLÍTICAS PÚBLICAS EM EDUCAÇÃO: DESAFIOS CONTEMPORÂNEOS
Segundo Souza (2010), dois marcos de discussão devem ser mencionados pelo fato de terem consequências tanto na legislação educacional, quanto na elaboração de determinadas políticas públicas em Educação. O primeiro deles refere-se às discussões desencadeadas por pesquisas que passaram a analisar criticamente o quadro educacional brasileiro, vista por Ferrari (1985).
A segunda, relacionada, à pesquisa educacional, foi desencadeada por Ribeiro (1992). Este autor problematizou os dados educacionais oficiais brasileiros e mostrou que o problema não se centrava nos altos índices de abandono da escola, mas sim na repetência, que não revelava a presença do aluno no sistema educacional no ano anterior.
A discussão referente das políticas públicas em Educação é recente na Psicologia Escolar, surgindo somente nos últimos 20 anos. A autora discute a serviço de quê e de quem estaria a Psicologia Escolar e a prática psicológica a ela vinculada. Conclui que a atuação profissional do psicólogo na Educação caminhava pouco a serviço da melhoria da qualidade da escola e dos benefícios que a escola deveria propiciar a todos.
Quando um grupo de Psicólogos e pesquisadores, do programa de pós-graduação de SP, se propôs a estudar e compreender o universo das políticas públicas em educação realizou um ato corajoso. Primeiro, porque embora a Psicologia Escolar houvesse feito a autocrítica muito ainda teria que se