Resenha Psicologia Escolar
Disciplina: Psicologia Escolar
Curso: PSICOLOGIA
Professora: Karen
Aluno: Pedro Paulo Moreira D’Arc
Resenha -> Textos Sindrime de Caim: Psicologia Escolar, Psicopedagogia e o “ fracasso escolar” como merca e Texto Psicologia escolar: educador ou clínico.
Em razão da alta taxa de analfabetismo e baixo índice de escolaridade, devido repetencias e evasão temos o fracasso escolar, que ampliou as oportunidades educacionais no ensino básio. Sendo que no Brasil a Psicologia e em particular a Psicologia Escolar são as profissões que se dedicam a essa questão.
Recentemente a Psicopedagogia surge também interessada no problema do fracasso escolar, além de ser uma área nova no Brasil, tem reivindicado a possibilidade de se tornar uma profissão legalmente reconhecida.
O Conselho federal de Psicologia é contrário ao reconhecimento dessa profissão, entendendo que seu objetivo está no mercado de trabalho e não no fracasso escolar, no qual ensiste em afirmar. Segundo o Conselho Federal de Psicologia existem alguns fatores que prejudicam ou impedem esse processo.
Em relação a sua formação, afirma que “ especialização não é profissão. Quanto a atuação argumenta que o Psicopedagogo sustenta em sua análise uma perpectiva individual, buscando no aluno a causa dos problemas. Acusa a Psicopedagogia de utilizar conhecimentos psicológicos, inviabilizando sua autenticidade e especificidade. Utiliza-se indevidamente dos métodos e técnicas psicológicas e pedagógicas como instrumento de trabalho. Estaria com interesses escusos no mercado, aproveitando da precariedade da situação da escola brasileira ao reivindicar sua profissionalização.
Embora a Psicopedagogia apresente tantas questões negativas, o texto nos mostra que a Psicologia também tem seus problemas que deveriam ser considerados talvés até mais do que a Psicopedagogia. É o caso por exemplo de ser considerada uma profissão de luxo, devido sua preferência pelo trabalho em consultórios