Resenha livro: Watson & Crick – A historia da descoberta da estrutura do DNA
Ricardo Ferreira.
Introdução
O livro fala sobre a descoberta da molécula de DNA por 2 grandes pesquisadores: O físico Crick e o Biólogo Watson em 1950. A historia do livro começa falando sobre Genética e seleção natural, desde os primórdios até chegar na grande descoberta que rendeu o premio Nobel a Watson e Crick.
Resenha
.O livro começa falando sobre a historia da genética, da evolução dos seres e da grande diversidade existente em nosso planeta e como Linneu atuou classificando os seres. Linneu além de classificar os seres, introduziu também o conceito de Gênero e espécie. Estes conceitos foram utilizados por Darwin na sua Teoria Da Seleção Natural par explicar como os animais evoluem. Após Darwin o livro faz uma introdução a genética mendeliana e conta de forma detalhada as experiências do monge Gregor Mendel, considerado o pai da genética.
Francis H. C. Crick se formou em física, na Universidade de Londres, em 1939. Em 1944, Crick leu o livro de Erwin Schrodinger, What is Life? O qual teve grande influencia em sua vida pois popôs que os genes seriam responsáveis por um fenômeno peculiar aos seres vivos: O crescimento e a replicação de cada espécie pelo uso de substâncias mais simples disponíveis no ambiente. A partir da leitura do livro de Schrödinger e algumas pesquisas publicadas na época, Crick resolveu se especializar no estudo de Cristalografia de Raios X, o qual foi de grande utilidade na elaboração da teoria da Dupla Hélice de DNA.
James D. Watson foi um menino prodígio, que se diplomou em biologia pela Universidade de Chicago aos 19 anos e, em 1950, aos 22, já era PhD pela Universidade de Indiana, no qual se doutorou em genética com o cientista Salvador Luria. Quando Watson começou a estudar genética surgiu um artigo que falava que os Genes controlam a produção de enzimas, esta descoberta foi de grande importância pois mostrava que o genótipo controlava o fenótipo. Assim como