resenha sobre movimentos sociais
DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS HUMANAS E TECNOLOGIAS
CAMPUS XIX - CAMAÇARI
SÉRGIO ROBERTO FREITAS DE ALMEIDA
RESENHA DO TEXTO: Sociedade Civil, Participação e Cidadania: Do que estamos falando?
JANEIRO
2014
SÉRGIO ROBERTO FREITAS DE ALMEIDA
RESENHA DO TEXTO: Sociedade Civil, Participação e Cidadania: Do que estamos falando?
Trabalho apresentado como requisito parcial de avaliação na disciplina Direito e Movimentos Sociais, do Curso de Bacharelado em Direito, do Departamento de Ciências Humanas e Tecnologias – Campus XIX da Universidade do Estado da Bahia.
Docente: Profª Anhamona Brito
JANEIRO
2014
1 SOCIEDADE CIVIL, PARTICIPAÇÃO E CIDADANIA: DE QUE ESTAMOS FALANDO?
O neoliberalismo trouxe profundas consequências para as sociedades latino-americanas, e o texto se propõe a analisar os impactos causados ao Brasil e sugere uma “Confluência perversa” entre um projeto político democratizante e participativo e o neoliberal que marcaria hoje, desde nosso ponto de vista, o cenário de luta pelo aprofundamento da democracia na sociedade brasileira. Examina a disputa política-cultural e os deslocamentos de sentido que ela opera em três nações: “Sociedade Civil, Participação e Cidadania”.
A Constituição de 1988 trouxe alguns avanços democráticos para o Brasil, tendo para este alcance, a forte participação de sociedade civil no processo de redemocratização do país. As eleições livres e a reorganização partidária são avanços dessa ordem. Os anos 1990 apresentam alguns desses avanços já interiorizados na sociedade e nas esferas de poder do Estado (no nível dos executivos municipais e estaduais e dos parlamentares, e mais recentemente, no executivo federal).
A relação entre sociedade civil e estado que outrora se apresentava conflitante, nos últimos anos, aparentemente esse conflito cedeu lugar para